terça-feira, 21 de julho de 2009
quarta-feira, 15 de julho de 2009
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS REALIZADOS COM OS ALUNOS E RECURSOS DE BAIXA E ALTA TECNOLOGIA
NOITE DE FESTA PARA A AFAD
Dia 08 de julho foi um dia inesquecível para a AFAD.No evento realizado pelos alunos do Curso se Administração de Empresas da Ulbra, coordenados pela professora Adriana Porto, vivemos momentos muito importantes para nós.Assitimos nossa hitória passada através de fotos no telão e vivenciamos momentos de verdadeira solidariedade.
Agradecemos a todos os alunos e a professora Adriana pelos ensinamentos a respeito de como a AFAD poderá alavancar um efetivo trabalho de reconhecimento da nossa entidade pela comunidade Cachoeirense.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
INCLUSÃO: TEORIA E PRÁTICA
A TEORIA
Existe em grego uma palavra que significa a possibilidade de ver e analisar uma figura de todos os lados, sob todos os ângulos. A palavra é épora. Esse termo está sendo usado para definir a concepção essencial da inclusão escolar, isto é, a possibilidade de ver, de refletir, de analisar a escola sob todos os seus aspectos.
A primeira eviência que surge deste tipo de análise, desse modo de ver a escola é o fato de que a escola não esgota sua tarefa na mera transmissão de informações. Sua missão vai muito além. Mais do que nunca , torna-se clara a necessidade de uma educação voltada para os valores humanos, uma educação que permita a transformação da sociedade, uma escola que acredite nas diferentes possibilidades e nos diferentes caminhos que cada um traça para a sua aprendizagem, que possibilite a convivência e o reconhecimento do outro em todas suas dimensões.
A escola inclusiva, que se preocupa em oferecer condições para que todos possam aprender, é aquela que busca contruir no coletivo uma pedagogia que atenda todos alunos e que compreenda a diversidade humana como fator impulsionador de novas formas de organizar o ensino e compreender como se constroem as aprendizagens.
Discutir e propor alternativas para a consolidação de uma escola inclusiva é direito e dever de todos os que acreditam que a escola é local privilegiado e muitas vezes o único, onde, de fato, os sujeitos de sua própria educação, quaisquer que sejam suas limitações, podem fazer a experiência fundamental, e absolutamente necessária, da cidadania, em toda sua plenitude.
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